Baixe agora mesmo de graça um curso de cabeamento estruturado e fique por dentro de novidades do blog, inscrevendo-se logo abaixo.

quarta-feira, 20 de julho de 2016

Configurar IP fixo Linux Ubuntu Server

                       

O procedimento de configuração de IP fixo ou estático é muito utilizado na parte de servidores, pois esses, por estarem prestando um determinado serviço ao usuário, não podem correr o risco do seu IP mudar sem mais nem menos podendo ocasionar a perda de conectividade com os usuários. Por isso o IP é configurado de forma estática para garantir que não irá mudar. Por outro lado não e só configurar o IP fixo, existe a questão do servidor dhcp. Esse servidor é responsável por distribuir uma faixa pré-selecionada de ips na sua rede, se você configurou o IP do seu servidor de modo estático o servidor que distribui os ips não tem como saber que você fez esse procedimento a não ser que você o informe, ele poderá distribuir para outro PC o mesmo IP que você configurou no seu servidor podendo ocasionar um erro de duplicamento de IP. Por essa razão antes de você fazer esse procedimento é recomendável que você separe uma faixa de ips no seu servidor dhcp para evitar tal conflito.

Neste tutorial vamos utilizar o Ubuntu Server 14.04.4 mas o mesmo procedimento serve para outras distribuições como o Debian etc.

1-Uma vez que tenha acessado o terminal você terá que entrar em modo root, para fazer isso é só digitar o comando sudo su, apertar enter e em seguida informar seu login e senha de root como está na figura abaixo:





2-Depois vá  ao diretório raiz e digite o comando a seguir para editar o arquivo de configuração responsável pelo ip da sua maquina.



3-Acessando o arquivo pelo editor nano será mostrado seu conteúdo como na figura abaixo:


4-Na linha onde tem iface eth0 inet dhcp substitua dhcp por static a figura abaixo mostra o resultado.


5-Depois e só colar o código a seguir.

address x.x.x.x # ip da sua rede netmask x.x.x.x # mascara da sua rede network x.x.x.x # sua rede broadcast x.x.x.x # dominio de bradcast gateway x.x.x.x #seugateway dns-nameservers x.x.x.x #seu servidor dns

6-Agora é só substituir os dados em x.x.x.x pelo dados da sua rede local, salve o arquivo, volte para a raiz e insira o comando a seguir para reiniciar a sua placa de rede:


7-Pronto, agora é só verificar se o seu ip está estático com o comando ifconfig. Seu servidor está pronto para receber configurações e instalações referentes a servidores.

Espero que tenham gostado desse tutorial, qualquer dúvida, sugestão ou criticas deixe seu comentário abaixo.

Muito obrigado e até a próxima.

O curso Administrador Ubuntu Server e a base para você que quer se aprofundar na areá de servidores Linux, e conhecer mais sobre as funcionalidades deste sistema para servidores que e o mais utilizado no mundo.



                                                 Clique no link acima para conhecer o curso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva aqui seu comentário.
Usuários anônimos também podem comentar.